segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ballet Moderno



O balett moderno surgiu no Brasil na década de 1970 e desempenhou um papel de vanguarda, renovando a linguagem estética e contribuindo para uma nova discussão sobre o que seria o "nacional" na dança, debate que estava diretamente ligado com a nova consciência crítica da situação política e social do país. Entre as décadas de 1930 e 1950, revelou-se o anseio de conceber um bailado nacional por meio da lógica interna do balé clássico europeu. Para os adeptos do estilo moderno, a dança brasileira não poderia ser expressa por meio de uma técnica tão codificada, sistematizada e cuja tradição advinha da aristocracia. A dança não poderia mais apresentar obras alheias à realidade; não era mais possível dançar somente o etéreo.


Foi a partir da década de 70 que técnicas já utilizadas no exterior, como a de Martha Graham e a de Laban, tornaram-se parte do universo dos profissionais da dança no Brasil. São Paulo foi o celeiro da dança moderna brasileira com a colaboração de importantes nomes da cena paulista e das companhias Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo e Ballet Stagium. A proposta do balé moderno era fazer da dança uma via de posicionamento do homem no seu meio. Diferentemente do que acontecia no balé clássico, os bailarinos da dança moderna, muitas vezes, eram estimulados a criar, participar de laboratórios que trouxessem sentimentos, idéias e seqüências pessoais para a coreografia. Dessa forma, a dança moderna propiciou radicais transformações em termos de novos padrões de movimentação, possibilidades técnicas, métodos de criação e arsenal conceitual.


A dança contemporânea pode ser mais bem descrita como uma dança pós-moderna. No Brasil, ela se firmou como um estilo próprio na década de 1990 e possui características bastante semelhantes ao moderno - tais como liberdade técnica, ruptura com a rigidez clássica, participação e interação dos bailarinos nas aulas e nas montagens coreográficas - mas apresenta outras características que lhes são peculiares.


Vivemos hoje em um mundo capitalista, pós-industrial e com enorme velocidade de informações. A dança contemporânea copia esse contexto atual e faz uma fusão entre vários estilos - moderno, hip-hop, street dance, clássico, jazz e outros – podendo agregar também técnicas diferenciadas, como a exemplo da Companhia Deborah Colker, que aplica acrobacia em várias de suas coreografias.


A idéia de que a arte reflete ou expressa a sociedade e o tempo em que se insere reproduz-se na dança. Assim como acontece em outras formas de arte, alguns dos principais definidores do que vem a ser o estilo contemporâneo (ou pós-moderno) são: fragmentação, multiplicidade, justaposição, repetição, uso constante de referências a épocas diversas, experimentação e ousadia em ironizar o modo de vida atual. Esses definidores ratificam a idéia de que a dança contemporânea vem a ser uma adaptação do moderno ao contexto atual e que, por isso, se diferencia quanto estilo. Ambos continuam a existir e a firmar suas idéias no cenário da dança mundial. Todavia, é importante lembrar que, embora os dois estilos estejam interligados em vários aspectos e que, por isso, muitos bailarinos possam vir a executar trabalhos em ambos, eles são distintos.




Homens tbm dançam ballet viu!!


Ballet Moderno é um estilo de dança muito famoso, pois com sua beleza e sua delicadeza torna um espetáculo maravilhoso.


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